terça-feira, 23 de março de 2010

Zonas costeiras

As zonas costeiras ou zonas da orla marinha caracterizam-se por um intensa actividade geológica provocada pelo mar. A acção mecânica das ondas, das correntes e das marés são importantes factores modeladores das zonas costeiras, cujos resultados são formas de erosão ou formas de deposição.
As formas de erosão resultam do desgaste provocado pelo impacto do movimento das ondas sobre a costa - abrasão marinha -, sendo mais notória nas arribas. As formas de deposição resultam da acumulação de sedimentos, salientando-se nas praias.
A abrasão marinha faz-se sentir, sobretudo, na base da escarpa em contacto com o mar, onde o material rochoso é retirado mais intensamente. Consequentemente, isto leva a um descalce da base da arriba, que, por acção do peso das camadas superiores, abate, originando no sopé da arriba um amontuado de blocos rochosos - a plataforma de abrasão.




Bibliografia: Terra, Universo de Vida 2º parte Geologia- Biologia e geologia- 11º ou 12º (ano2) Amparo Dias da Silva/Fernanda Gramaxo/ Maria Ermelinda Santos/ Almira Fernandes Mesquita/ Ludovina Baldaia/ José Mário Félix/ Porto editora execução gráfica 2006

Sem comentários:

Enviar um comentário