quarta-feira, 24 de março de 2010

Datação relativa das rochas

A datação relativa corresponde à determinação da ordem cronológica de uma sequência de acontecimentos, ou seja, estabelece a ordem pela qual as formações geológicas se constituiram no lugar onde se encontram.
Diferentes príncipios podem ser utilizados para fazer datação relativa de formações geológicas.

Princípio da sobreposição

Numa sequência de estratos em que não ocorreu alteração das posições de origem, qualquer estrato é mais recente do que aquele que recobre (muro) e mais antigo do que aquele que o cobre (tecto). Este princípio permite saber a idade relativa de uns estratos em relação a outros. Por vezes, surgem nas sequências estratigráficas superfícies de descontinuidades onde ocorreram a eliminação de determinados estratos devido, por exemplo, à erosão. Essas superfícies, as lacunas estratigráficas, podem ficar recobertas por novas camadas - caso retome o processo de sedimentação.


Princípios da continuidade lateral

Os estratos podem ser mais ou menos espessos consoante as condições de sedimentação do local. Isto permite datar, em colunas estratigráficas de dois lugares afastados, sequências de estratos idênticas (mesmo que os estratos de ambas tenham dimensões variáveis), desde que as sequências de deposição sejam semelhante.



Princípio da identidade paleontológica

Estratos pertencentes a colunas estratigráficas diferentes e que possuam conjuntos de fósseis semelhantes têm a mesma idade relativa. Importantes nesta datação são os fósseis de idade, que permitem determinar a idade relativa dos estratos. São bons fósseis de idades os que perteceram a organismos que viveram durante um período de tempo relativamente curto e bem determinado e que tiveram grande expansão. Estas características permitem uma boa correlação de camadas.

Princípio da intersecção e da inclusão

O princípio da intersecção diz-nos que qualquer estrutura que intersecte vários estratos se formou depois deles e é, portanto, mais recente. O princípio da inclusão refer que os fragmentos de rochas incorporados num dado estrato são mais antigos do que ele.



Referenciar documento
princípio da horizontalidade original. In Diciopédia 2008 [DVD-ROM]. Porto : Porto Editora, 2007. ISBN: 978-972-0-65263-8


Referenciar documento
princípio da correlação estratigráfica. In Diciopédia 2008 [DVD-ROM]. Porto : Porto Editora, 2007. ISBN: 978-972-0-65263-8


Referenciar documento
princípio da sobreposição. In Diciopédia 2008 [DVD-ROM]. Porto : Porto Editora, 2007. ISBN: 978-972-0-65263-8

Sem comentários:

Enviar um comentário