sábado, 20 de março de 2010

Sondagem: Falta de ordenamento do território na base da tragédia madeirense

Os problemas de ordenamento do território foram o factor preponderante na tragédia que afectou a Madeira, de acordo com os participantes da última sondagem do Ambiente Online. Cerca de metade dos inquiridos (57.6 por cento) afirma que a principal causa para as cheias da Madeira foi a ausência de um ordenamento do território adequado.
Sobre a mesma questão, 35.6 por cento dos participantes da sondagem acreditam que existem outros factores com mais influência. Por fim, apenas 6.8 por cento defendem que o ordenamento do território não teve qualquer ligação com os acontecimentos na ilha.

Em Fevereiro de 2010, fortes chuvas provocaram uma enxurrada na ilha da Madeira, causando cerca de 40 mortos. Vários especialistas afirmam, entretanto, que a ausência de acções de ordenamento do território pode ter contribuido para a diminuição da tragédia. A Madeira é a única região do País onde não existe reserva ecológica nacional (REN), um instrumento destinado a evitar, por exemplo, a construção em leitos de cheia.

Fonte: http://www.ambienteonline.pt/noticias/

Sem comentários:

Enviar um comentário