segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Origem da multicelularidade


  • Os ancestrais dos organismos multicelulares seriam simples agregados de seres unicelulares, que formavam estruturas designadas colónias ou agregados coloniais.


  • Inicialmente todas as células da colónia desenpenham a mesma função. Ao longo do tempo algumas das células ter-se-ão especializado em determinadas funções.

Neste ser colonial, representado a esquerda, o grau de interdependência das células e a sua diferenciação são reduzidos. Pelo contrario num ser mpluricelular existe uma profunda interligação entre as células e um elevado nível de diferenciação celular em tecidos e orgãos.


O aparecimento da multicelularidade permitiu uma séria de tendências evolutivas que acabaram por conferir vantagens aos respectivos organismos, como: --> a dieferenciação celular, com a consequente especialização no desempenho em determinadas funções; --> a diminuição da taxa metabólica e utilização mais eficaz da energia, resultado da diferenciação celular; --> o aparecimento de seres de maiores dimensões que mantêm constante a relação superficie/volume das suas células; --> uma maior diversidade de formas que conduziu a uma melhor adaptação aos diferentes ambientes; --> uma maior autonomia em relação ao meio externo, dado que os sistemas de ógãos garantem que o meio externo, dado que os sistemas de órgãos garantem que o meio interno mantenha um maior equilíbrio (homeostasia) face às flutuações do meio externo.




Fonte: http://images.google.com/imgres?imgurl=http://i197.photobucket.com/albums/aa29/sarajkl/tabela.jpg&imgrefurl=http://e-porteflio.blogspot.com/2008/12/evoluo-biolgica-unicelularidade-e.html&usg=__7bHdigp77JyJylbb2XvuoEYpS40=&h=262&w=449&sz=43&hl=pt-BR&start=70&um=1&itbs=1&tbnid=VqBtKUaB-B6EFM:&tbnh=74&tbnw=127&prev=/images%3Fq%3Dcelulas%2Bprocarionte%2Be%2Beucarionte%26start%3D54%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26sa%3DN%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26ndsp%3D18%26tbs%3Disch:1

Origem das células eucarióticas

Existem dois modelos em discussão para explicar o surgimento de células eucarióticas a partir de células procarióticas: o modelo autogenético e o modelo endossimbiótico.
  • Modelo autogenético
Segundo o modelo autogenético, algumas células procarióticas ter-se-iam tornado progressivamente mais complexas. Prolongamentos da menbrana citoplasmática deslocaram-se para o interior do citoplasma, originando compartimentos, separados do resto do hialoplasma, que viriam a constituir os organelos celulares. Como resultado dessa compartimentação foi possivel às células fazer uma divisão interna das suas funções. Os defensores deste modelo sugerem que o primeiro compartimento a surgir dentro da célula foi o invólucro nuclear, o que permitiu a individualização do material genético no interior do núcleo. Como resultado do aumento do número de organelos celulares, estas células sofreram um aumento de tamanho muito acentuado.
  • Modelo endossimbiótico
Este modelo admite que as células procarióticas primitivas estabeleceriam múltiplas associações entre si. Algumas dessas células predadoras, por processos idênticos aos da fagocitose, ingeriam cianobactérias (procariontes fotossintéticos). Uma vez no interior do citoplasma, algumas de entre elas não seriam digeridas e começariam a fornecer à célula hospedeira matéria orgânica resultante da sua actividade fotossintética e a receber em troca protecção, água e minerais necessários à fotossíntese. Lentamente, entre estes dois seres associados, foi-se estabelecendo uma relação de simbiose, com proveito mútuo, que gradualmente tornou essas duas células uma estrutura indissociável e os dois seres dependentes da relação e incapazes de sobreviver separados. A célula da cianobactéria daria assim origem, pelo processo descrito anteriormente, aos cloroplastos.
> Mas afinal, o que é a simbiose?
Tradicionalmente, a simbiose é definida como uma relação mutuamente benéfica envolvendo contacto físico muito próximo entre dois organismos que não são da mesma espécie. A simbiose pode ocorrer entre animais, plantas, fungos ou qualquer combinação entre eles. Cada organismo contribui activamente com algo que beneficia a sobrevivência do outro e, de volta, recebe algo em beneficio próprio.
De salientar que a simbiose entre as células só ocorre quando uma célula inicial (hospedeira) ingere a outra (hóspede) para o seu interior, daí resultando a designação de modelo endossimbiótico.
Segundo este modelo as mitocôndrias e os cloroplastros teriam surgido de associações simbióticas entre uma célula procariótica primitiva e bactérias aeróbicas (realizavam a respiração aeróbia).
Este modelo é actualmente o mais aceite.

Fonte: http://disciplinex.wordpress.com/2009/02/01/origem-dos-seres-eucariontes/

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Evolução biológica

A vida, tal como a conhecemos, é uma caracteristica distintiva e única do planeta Terra. Ela surgiu, como o registo fóssil documenta, há cerca de 3800 M.a., nos oceanos primitivos. Os primeiros seres vivos teriam um estrutura simples comparável à dos seres vivos actuais mais simples. seriam unicelulares e de organização procariótica - seres procariontes. Estes seres colonizaram o planeta até há 1800 M.a. No final deste período, o registo fóssil documenta o aparecimento de formas celulares maiores e mais complexas - os seres unicelulares de organização eucariótica - seres eucariontes.
Este acontecimento marcou um processo de viragem que abriu novas portas ao desenvolvimento dos seres vivos e esteve na base de uma nova explosão de formas de vida diferentes que surgiram há, aproximadamente, 600 M.a., os seres multicelulares.

Fontes: http://www.cientic.com/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=90%3Adiapositivos-de-evolucao-unicelularidade-e-multicelularidade&catid=30%3Aevolucao-biologica&Itemid=101;
http://images.google.com/imgres?imgurl=http://i197.photobucket.com/albums/aa29/sarajkl/tabela.jpg&imgrefurl=http://e-porteflio.blogspot.com/2008/12/evoluo-biolgica-unicelularidade-e.html&usg=__7bHdigp77JyJylbb2XvuoEYpS40=&h=262&w=449&sz=43&hl=pt-BR&start=70&um=1&itbs=1&tbnid=VqBtKUaB-B6EFM:&tbnh=74&tbnw=127&prev=/images%3Fq%3Dcelulas%2Bprocarionte%2Be%2Beucarionte%26start%3D54%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26sa%3DN%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26ndsp%3D18%26tbs%3Disch:1