segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Origem da multicelularidade


  • Os ancestrais dos organismos multicelulares seriam simples agregados de seres unicelulares, que formavam estruturas designadas colónias ou agregados coloniais.


  • Inicialmente todas as células da colónia desenpenham a mesma função. Ao longo do tempo algumas das células ter-se-ão especializado em determinadas funções.

Neste ser colonial, representado a esquerda, o grau de interdependência das células e a sua diferenciação são reduzidos. Pelo contrario num ser mpluricelular existe uma profunda interligação entre as células e um elevado nível de diferenciação celular em tecidos e orgãos.


O aparecimento da multicelularidade permitiu uma séria de tendências evolutivas que acabaram por conferir vantagens aos respectivos organismos, como: --> a dieferenciação celular, com a consequente especialização no desempenho em determinadas funções; --> a diminuição da taxa metabólica e utilização mais eficaz da energia, resultado da diferenciação celular; --> o aparecimento de seres de maiores dimensões que mantêm constante a relação superficie/volume das suas células; --> uma maior diversidade de formas que conduziu a uma melhor adaptação aos diferentes ambientes; --> uma maior autonomia em relação ao meio externo, dado que os sistemas de ógãos garantem que o meio externo, dado que os sistemas de órgãos garantem que o meio interno mantenha um maior equilíbrio (homeostasia) face às flutuações do meio externo.




Fonte: http://images.google.com/imgres?imgurl=http://i197.photobucket.com/albums/aa29/sarajkl/tabela.jpg&imgrefurl=http://e-porteflio.blogspot.com/2008/12/evoluo-biolgica-unicelularidade-e.html&usg=__7bHdigp77JyJylbb2XvuoEYpS40=&h=262&w=449&sz=43&hl=pt-BR&start=70&um=1&itbs=1&tbnid=VqBtKUaB-B6EFM:&tbnh=74&tbnw=127&prev=/images%3Fq%3Dcelulas%2Bprocarionte%2Be%2Beucarionte%26start%3D54%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26sa%3DN%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26ndsp%3D18%26tbs%3Disch:1

Sem comentários:

Enviar um comentário