segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Origem das células eucarióticas

Existem dois modelos em discussão para explicar o surgimento de células eucarióticas a partir de células procarióticas: o modelo autogenético e o modelo endossimbiótico.
  • Modelo autogenético
Segundo o modelo autogenético, algumas células procarióticas ter-se-iam tornado progressivamente mais complexas. Prolongamentos da menbrana citoplasmática deslocaram-se para o interior do citoplasma, originando compartimentos, separados do resto do hialoplasma, que viriam a constituir os organelos celulares. Como resultado dessa compartimentação foi possivel às células fazer uma divisão interna das suas funções. Os defensores deste modelo sugerem que o primeiro compartimento a surgir dentro da célula foi o invólucro nuclear, o que permitiu a individualização do material genético no interior do núcleo. Como resultado do aumento do número de organelos celulares, estas células sofreram um aumento de tamanho muito acentuado.
  • Modelo endossimbiótico
Este modelo admite que as células procarióticas primitivas estabeleceriam múltiplas associações entre si. Algumas dessas células predadoras, por processos idênticos aos da fagocitose, ingeriam cianobactérias (procariontes fotossintéticos). Uma vez no interior do citoplasma, algumas de entre elas não seriam digeridas e começariam a fornecer à célula hospedeira matéria orgânica resultante da sua actividade fotossintética e a receber em troca protecção, água e minerais necessários à fotossíntese. Lentamente, entre estes dois seres associados, foi-se estabelecendo uma relação de simbiose, com proveito mútuo, que gradualmente tornou essas duas células uma estrutura indissociável e os dois seres dependentes da relação e incapazes de sobreviver separados. A célula da cianobactéria daria assim origem, pelo processo descrito anteriormente, aos cloroplastos.
> Mas afinal, o que é a simbiose?
Tradicionalmente, a simbiose é definida como uma relação mutuamente benéfica envolvendo contacto físico muito próximo entre dois organismos que não são da mesma espécie. A simbiose pode ocorrer entre animais, plantas, fungos ou qualquer combinação entre eles. Cada organismo contribui activamente com algo que beneficia a sobrevivência do outro e, de volta, recebe algo em beneficio próprio.
De salientar que a simbiose entre as células só ocorre quando uma célula inicial (hospedeira) ingere a outra (hóspede) para o seu interior, daí resultando a designação de modelo endossimbiótico.
Segundo este modelo as mitocôndrias e os cloroplastros teriam surgido de associações simbióticas entre uma célula procariótica primitiva e bactérias aeróbicas (realizavam a respiração aeróbia).
Este modelo é actualmente o mais aceite.

Fonte: http://disciplinex.wordpress.com/2009/02/01/origem-dos-seres-eucariontes/

Sem comentários:

Enviar um comentário