quinta-feira, 1 de abril de 2010

Escala do tempo geológico

Escala de tempo geológico representa a linha do tempo desde o presente até a formação da Terra, dividida em éons, eras, períodos, épocas e idades, que se baseiam nos grandes eventos geológicos da história do planeta.
O tempo geológico está dividido em intervalos que possuem um significado em termos de evolução da Terra. A escala do tempo geológico, cujo esqueleto rudimentar foi estabelecido ainda no século XIX , está dividida em graus hierárquicos cada vez menores da seguinte forma:
* Éons (Hadeano, Arqueano, Proterozóico e Fanerozóico);

* Eras (apenas no Éon Fanerozóico: Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica);

* Períodos (para cada uma das eras do Fanerozóico);

* Épocas (subdivisões existentes apenas para os períodos do Cenozóico).


Fonte: http://www.ufrgs.br/geociencias/cporcher/Atividades%20Didaticas_arquivos/Geo02001/Tempo%20Geologico.htm


Reflexão:
A elaboração de um calendário da história da Terra foi possível a partir da datação relativa de estratos de sequências estratigráficas de diferentes locais do planeta. Através deste calendario podemos veridicar que os momentos de transição entre as eras marcam intervalos de tempo muito curtos caracterizados pela extinção massiva de espécies, seguidos de longos períodos de expansão e evolução gradual no número de espécies. Também podemos veriicar que os registos geológicos mais recentes são mais completos e apresentam maior número de fósseis que os registos geológicos mais antigos.

Bárbara Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário