Reflexão: As rochas estão sujeitas a muitas forças externas, devido à actividade geológica da Terra, nomeadamente a dinâmica da litosfera. Esta actividade do interior da Terra faz que sejam exercidas forças tectónicas nos materiais rochosos e como consequência estes mesmos materiais são deformados, pois ao ser exercida uma força externa o material reage através da manifestação de forças internas (tensão). O material tem tendência a manter a sua forma original caso a força não tenha ultrapassado o limite de elastecidade da rocha. O material tem tendência a ficar deformado caso não a força não tenha ultrapassado o limite de plasticidade. O material sofre ruptura quando o limite de plasticidade é deformado.
Existem alguns factores que condicionam a deformação das rochas: o tipo de rochas, as condições de pressão e temperatura a que a rocha está sujeita e a intensidade da tensão.
Quando se formam falhas as rochas têm um comportamento frágil e quando se formam falhas as rochas têm um comportamento dúctil.
Fonte: http://www.cientic.com/tema_geologico_pp5.html
Andreia Martins
Sem comentários:
Enviar um comentário