sábado, 12 de dezembro de 2009

Estratégias de reprodução assexuada

Existem vários processos de reprodução assexuada. Os mais comuns são: bipartição, divisão multipla, gemulação, esporulação, multiplicação vegetativa, fragmentação e partenogénese.

-> Bipartição/Cissiparidade/divisão binária/divisão simples: divisão de um ser em dois seres sensilvelmente iguais, com dimensões idênticas ao seu progenitor.-> Divisão multipla/pluripartição/esquizogonia: divisão da célula-mãe em vários núcleos, em que cada núcleo rodeia-se de uma porção de citoplasma e de uma membrana, dando origem às células-filhas, que são libertadas quando a membrana da célula-mãe se rompe.

-> Gemulação/gemiparidade: formação de uma di
latação denominada gomo ou gema, na superficie da célula ou do individuo, que se desenvolve e separa dando origem a novos seres, geralmente menores que o seu progenitor.-> Esporulação: formação de células especiais denominadas esporos, que em condições favoráveis, originam novos seres vivos.-> Multiplicação vegetativa: formação de novos seres a partir do desenvolvimento de certas estruturas vegetativas, como raízes, caules, folhas. Exite vários processos naturais de multiplicação vegetativa, no entanto o Homem também utiliza alguns processos artificiais para a multiplicação vegetativa de plantas. Como multiplicação vegetativa natural temos como exemplos: - folhas; - caules aéreos (estolhos); - caules subterrâneos (rizomas, tubérculos, bolbos). Como multiplicação vegetativa artificial temos como exemplos: - estaca; - melgulhia ou alporquia, - enxertia.

-> Fragmentação: Separação de fragmentos do corpo, originando cada fragmento um novo indivíduo por regeneração.
-> Partenogénese: formação de novos indivíduos exclusivamente a partir do desenvolvimento de gãmetas femininos, do qual um óvulo se desenvolve originando um novo organismo sem haver fecundação.
Sites auxiliares:http://maisbiogeologia.blogspot.com; http://jufirupe.blogspot.com.





Sem comentários:

Enviar um comentário