A auto-replicação do DNA permite, que sempre que uma célula se divide, cada célula-filha herde uma cópia do material genético da celula-mãe, perpetuando as características da espécie.
Através da visualização da actividade das celulas, ao microscópio óptico, num ciclo celular consideram-se duas fases:
Na fase mitótica o núcleo divide-se (mitose) e, a seguir, divide-se o citoplasma (citocinese).
--> Fases do ciclo celular:
Através da visualização da actividade das celulas, ao microscópio óptico, num ciclo celular consideram-se duas fases:
- interfase;
- fase mitótica.
Na fase mitótica o núcleo divide-se (mitose) e, a seguir, divide-se o citoplasma (citocinese).
--> Fases do ciclo celular:
-> Interfase:
> Intervalo G1:
- Biossintese de RNA e proteínas; - Formação de organelos celulares; - Crescimento celular;
> Período S:
- Replicação do DNA e síntese de histonas; - Filamentos de cromatina com estrutura dupla;
> Intervalo G2:
- Biossintese de proteínas; - Crescimento celular;
-> Fase mitótica:
> Mitose - conjunto de transformações que ocorrem na divisão das celulas eucarióticas. Apesar da mitose ser um processo contínuo, nesta distinguem-se quatro subfases:
- Profase:
- Etapa mais longa; - Individualização dos cromossomas; - Desaparecimento dos nucléolos e da menbrana celular; - Afastamento dos centríolos e formação do fuso acromático;
- Metafase:
- Máxima condensação dos cromossomas;
- Disposição dos cromossomas no plano equatorial da célula com os centrómeros orientados para o centro;
- Anáfase:
- Clivagem de cada um dos cent´rmeros; - Ascenção polar dos cromossomas-filhos;
- Telófase:
- Dissolução do fuso acromático; - Reorganização da menbrana nuclear em núcleo-filho; - Descondensação dos cromossomas; - Reaparecimento dos núcleolos;
> Citocinese:
- Divisão do citoplasma, pelas células-filhas no fim da divisão celular.Comparação da fase mitótica das células animais com a fase mitótica das células vegetaisApesar de aspectos comuns, existem algumas diferenças entre a fase mitótica das células animais e a fase mitótica das células vegetais.
Nas células vegetais o centro organizador de microtúbulos não possui centríolos visíveis, ao contrário do que ancontece nas células animais.
Quanto à citocinese nas células animais (sem parede celular) forma-se na zona equatorial um anel contráctil de filamentos proteicos que se contraem puxando a membrana para dentro, levando ao início do aparecimento de um sulco de clivagem que vai estrangulando o citoplasma, até se separarem as duas células-filhas. No entanto, nas células vegetais a separação ocorre através da formação de fragmoplasto. Esta estrutura é um sistema de fibras semelhantes ás do fuso, formadas por micrótubulos mas organizados perpendicularmente ao eixo do fuso. A esta rede de fibras vem se juntar vesículas do complexo de Golgi. As suas membranas fundem-se para formar a membrana plasmática.
Nesta estrutura as membranas das vesículas originam as membranas plasmáticas das células-filhas e o conteúdo das vesículas possui os precursores da parede celular.Site auxiliar: http://www.netxplica.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário